fbpx

O que você deve saber antes de comprar um cosmético

Ao começar uma rotina de skincare, nos deparamos com a pergunta simples e categórica: qual meu tipo de pele? Seca? Mista? Oleosa? Normal? Sem o devido acompanhamento médico e se basear pelo “achismo” pode atrapalhar mais do que ajudar.

O diagnóstico incorreto sobre o tipo de dermeirá atrapalhar todo o processo de cuidado. Por exemplo, quando uma pessoa apresenta espinhas, ela tende a pensar que possui uma pele oleosa, mas ela também pode ter uma pele bem seca que precisa de hidratação, assim usando o produto errado, ela acaba piorando ainda mais o caso, pois os produtos para pele oleosa causam um grande ressecamento.

Além do “tipo” de pele que você tem, é bom se atentar as características que ela apresenta, como espessura, tamanho dos poros, umidade, brilho, descamação, entre outros.

Por isso, na hora de escolher um cosmético, é importante levar em consideração, além do tipo de pele, algumas outras características que ela possui ao longo do dia, pois elas influenciam diretamente na saúde e beleza do tecido cutâneo. Confira algumas dicas:

Tipos de pele

As peles oleosas costumam ser mais espessa, apresentam pré-disposição a acne, é resistente a rugas, tem poros dilatados e costuma ser úmida e brilhante. Enquanto as peles secas em sua maioria são finas, sensíveis, com maior aparecimento de rugas e linhas de expressão, assim, apresentando um envelhecimento precoce e são mais foscas.

Assim, as peles oleosas precisam de produtos sem óleos em sua fórmula, assim como, ter toque seco ou efeito matte, ter sua consistência mais fluida, do tipo sérum. E as peles secas precisam de uma formulação mais espessa, como cremes, proporcionando uma hidratação mais profunda e com ativos específicos.

Estilo de vida

Fatores ambientais, como nosso estilo de vida, alimentação, estresse, entre outros, podem desenvolver doenças e alterações em nossa pele.

Genética

Indivíduos que possuem carência de genótipos de genes como SOD2 e CAT têm sua capacidade antioxidante comprometida, o que faz com que o organismo não responda adequadamente a ação dos radicais livres, que podem acelerar o envelhecimento da pele e isso pode ser mudado com uma rotina de skincare personalizada.

Idade

Ao envelhecer começa a ocorrer a quebra das fibras de colágeno e elastina, assim como, uma diminuição na produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, tornando a pele torna-se mais seca, fina, flácida e sem brilho, assim precisando de novos cuidados

Clima

A pele pode sofrer alterações de textura e aparência devido a fatores externos, o que exige que os cuidados com a pele sejam adaptados conforme o necessário.

Nos climas mais quentes, o ideal é proteger bem a pele do sol com um bom filtro solar e reforçar o uso dos antioxidantes nos cosméticos.

Já nos climas mais frios, o tempo seco e as baixas temperaturas aumentam os banhos quentes e demorados, ressecando a pele, assim, é preciso reforçar a hidratação. Esse tempo pode causar e agravar enfermidades cutâneas, como eczemas.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Laís Dias

Deixe um comentário