fbpx

armários de cozinha podem fazer toda a diferença no dia a dia

Práticos, funcionais e decorativos: veja como os armários de cozinha fazem a diferença o dia a dia 

Através de seus projetos, a arquiteta Marina Carvalho demonstra como são essenciais para os ambientes, proporcionando organização e beleza

Práticos e funcionais, os armários dão um toque especial para as cozinhas, além de conceder um décor personalizado. Por aqui, a arquiteta Marina Carvalho a composição, cores leves da marcenaria e a delicadeza do porcelanato sextavado na parede dão movimento à composição, onde de um lado está a bancada da pia, feita de quartzo, e do outro a prática bancada para refeições rápidas com cadeiras. |Fotos: Evelyn Müller

Além de dar mais funcionalidade e beleza, os armários de cozinha têm a função de armazenar e ocultar os utensílios deixando o ambiente mais organizado e, consequentemente, impedindo que a gordura e a poeira entrem em contato com os objetos que lá estão. Também é uma ótima opção para quem quer investir no décor, já que com eles o local fica mais charmoso e sofisticado. Mas, apesar das vantagens que os armários proporcionam na cozinha, a tarefa de escolher o modelo ideal para o projeto pode ser complicada para o morador que desconhece os estilos, uma vez que existem uma grande quantidade de opções disponíveis.

“É muito importante tirar as medidas completas do espaço destinado para o armário, assim trabalhamos com uma peça executada com exclusividade ou comprar aquela com o tamanho certinho, evitando dores de cabeça mais para frente. Também temos que ficar atento às aberturas de janelas e os vãos para os eletrodomésticos, de forma que tudo se encaixe perfeitamente”, explica a arquiteta Marina Carvalho, à frente do escritório que leva seu nome. A profissional ainda ressalta que, além de oferecer praticidade e boa estética, o armário de cozinha deve harmonizar com a proposta decorativa da cozinha, deixando o ambiente ainda mais agradável.

Com diversos tipos de armários em seus projetos, Marina dá dicas e inspira com algumas soluções que produziu em seus projetos. Confira!

1) Cozinhas pequenas

Armários sob medida são excelentes soluções para compactar os espaços da cozinha com dimensões reduzidas. Neste projeto, Marina Carvalho enfatizou a praticidade e beleza do móvel planejado, onde o verde suave da marcenaria transmite mais vida ao ambiente. |Fotos: Evelyn Müller

Em cozinhas pequenas, é interessante pensar em armários sob medida, pois com eles é possível economizar espaço e deixar o cômodo mais compacto. Por ficarem suspensos, os armários aéreos também são de grande ajuda, pois além de contribuir com o armazenamento dos utensílios, não interferem na circulação de pessoas em sua cozinha.

Na cozinha projetada por Marina, a marcenaria sob medida foi essencial, já que o local dispunha de metragens estreitas. “Com a marcenaria planejada, conseguimos encaixar muito bem geladeira, cooktop, forno e micro-ondas próximos um do outro, dando assim mais praticidade à rotina da casa. Pensando na decoração, decidimos pelo verde menta para destacar os armários, em um arranjo supermoderno com os azulejos desenhados instalados na parte da bancada”, comenta a arquiteta.

2) Saindo do padrão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em um local não muito convencional, esse armário foge dos padrões. Com um formato simples, armazena muito bem os utensílios. Com um olhar perspicaz da arquiteta para o aproveitamento dos espaços, a marcenaria entrou em cena entre os dois pilares de sustentação do apartamento. |Fotos: Evelyn Müller

Os armários de cozinha, não necessariamente, precisam seguir o mesmo modelo: a ideia é sempre pautada na análise que identifica qual a tipologia que melhor atende melhor o layout e as demandas dos moradores. Para que se tenha organização e melhor distribuição dos utensílios, é interessante oferecer compartimentos bem definidos, auxiliando divisão.

Um bom exemplo é este armário com portas ripadas, onde Marina aproveitou o vão entre os pilares do apartamento criando um móvel de com seis prateleiras. “As fitas de led iluminam a parte de dentro para facilitar a visualização dos itens. Já as portas venezianas do tipo camarão e com pintura branca, ajudam a ocultar tudo o que está na parte de dentro, além de deixar a área de jantar mais livre”, relata a profissional.

3) As cores fazem diferença

Na marcenaria desta cozinha, o revestimento cor goiaba mescla com o efeito terroso do tijolinho. Segundo Marina, o tom adicionou um toque de personalidade no projeto de interiores, mostrando que as cores fazem toda diferença quando o assunto é armário de cozinha. |Fotos: Evelyn Müller

Além de proporcionar funcionalidade e praticidade aos moradores, a estética do armário de cozinha também deve ser levada em consideração. Dessa forma, as cores são elementos valiosos para dar personalidade ao ambiente, cooperando até para integrar e ampliar o local. Atendendo ao pedido dos moradores por cômodo mais colorido, a cozinha deste apartamento recebeu armários em tom de goiaba, em um mix terroso por conta do tijolinho que reveste as paredes. “Quando temos cores neutras nas paredes e no piso, conseguimos ousar um pouco mais. Assim, a marcenaria pode receber cores vibrantes ou que seguem o estilo de decoração do projeto, mas sempre tomando cuidado com os excessos”, finaliza.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Eduarda Costa

Deixe um comentário