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Como a publicidade está mudando o jogo para as marcas?

O Twitch é uma plataforma de transmissão de vídeo que atrai a atenção de marcas, agências e especialistas em marketing que procuram posicionar seus produtos ou serviços nas novas gerações.

O que está acontecendo no Twitch?

De acordo com dados oficiais, existem atualmente mais de 8 milhões de streamers em todo o mundo, e o Twitch tem mais de um bilhão de visitas mensais. Nos últimos dois anos, o número médio de espectadores diários aumentou de um milhão para mais de dois milhões nos últimos meses (e picos acima de quatro milhões).

Essa plataforma conquistou tudo em pouco tempo, e como prova disso, os dois recordes de visualizações simultâneas mais altas no Twitch são de falantes de espanhol, o primeiro com mais de 2,4 milhões em janeiro de 2021 e o segundo com mais de 3,3 milhões em junho de 2022.

Como entender o Twitch?

Para compreender todos os segredos do Twitch, Frida Sofía Olivares, Influencer Marketing Manager na another, a maior agência global de comunicação da América Latina, realizou uma análise das ferramentas e oportunidades que a plataforma oferece às marcas.

“A plataforma possui ferramentas inovadoras a cada dia, o que desperta mais interesse das pessoas, ajudando na produção de eventos, agregando ferramentas para os criadores e permitindo que a audiência avalie as emoções transmitidas pelos streamers. Isso nos indica que eles estão buscando uma análise mais qualitativa, o que pode ser mais atraente para as marcas e suas integrações”, disse Olivares.

De acordo com a análise da especialista, atualmente, no Twitch, estão ocorrendo três fenômenos conjunturais: expansão de mercado, integração de marcas e organização de eventos. O primeiro ocorreu durante a pandemia, quando a plataforma passou de focar apenas no entretenimento para gamers para diversificar suas audiências. O segundo convive naturalmente com a apresentação dos benefícios das marcas em um espaço ao vivo, como na televisão. E o terceiro está levando os streamers para fora de seus espaços virtuais, convivendo com outros criadores de conteúdo em eventos organizados por eles e para eles, como o Streamer Awards, por exemplo.

“Os criadores de conteúdo estão ampliando suas categorias. Embora haja um grande número de jogadores, eles não se limitam apenas a jogar. Alguns optam por conversar diretamente com seus seguidores, vários músicos usam seus canais para demonstrar suas habilidades, transmitem-se partidas de diferentes esportes e até mesmo há espaços para análises esportivas. Há streamers que, em um dia estão cozinhando, e no outro estão transmitindo uma conversa casual com amigos em um restaurante. O Twitch tem várias comunidades e entretenimento para todos igualmente”, destaca Olivares.

Ferramentas e oportunidades

A diversidade de espaços e ferramentas para interagir com os criadores de conteúdo mostra uma variedade de possibilidades onde marcas, agências e especialistas em marketing podem apresentar seus produtos ou serviços de maneiras mais orgânicas, divertidas, criativas, mas também planejadas.

Além disso, a especialista indica que é importante compreender as ferramentas utilizadas no Twitch para entender sua dinâmica e estilo de trabalho.

  • Bits: Esta é uma moeda digital que permite que seguidores e assinantes de um canal façam doações ao streamer e, em alguns canais, interajam com ele por meio de um bot que lê as mensagens. No caso das marcas, é possível gerar interações por meio dessas doações de suas contas para interagir com elas, sendo um método um pouco mais disruptivo para mencionar a marca em um stream.

 

  • Pontos do canal: Os pontos do canal são uma moeda gratuita que os espectadores podem obter ao interagir de diversas formas, como assistir ao stream, escrever no chat, doar bits, assinar ou presentear subs, participar de enquetes e previsões. 

 

  • Previsões: O Twitch permite que o streamer ou seus moderadores gerem previsões durante o stream, semelhantes a uma pesquisa na qual as pessoas podem apostar seus pontos do canal e ganhar ou perder com base no que votaram e no resultado do stream. Isso é totalmente gratuito, pois apenas os pontos do canal são usados. 

 

  • Enquetes: Semelhante às previsões, mas nesse caso não são apostados pontos do canal e muito menos dinheiro. Serve apenas para ver a opinião das pessoas na maioria do stream, sem a necessidade de verificar o chat. Isso pode ser usado para decidir qual conteúdo continuar no stream ou, no caso de campanhas, pode-se fazer uma pergunta sobre a marca mencionada para gerar interação e visibilidade em relação a algo específico.

A Influencer Marketing Manager da another destaca que, em sua análise, encontrou 10 oportunidades que os especialistas devem considerar para obter uma melhor abordagem durante suas campanhas no Twitch.

Personalizar título 

Adicionar um título que faça referência à marca, podendo incluir até mesmo o comando ativado especialmente para a menção. Pode-se evitar incluir explicitamente a marca, mas o uso de palavras-chave do briefing também funciona muito bem.

Comandos com Nightbot 

Por meio do uso do Nightbot, um assistente virtual para streamers, é possível gerar comandos no chat que incentivem a interação com os espectadores e promovam links relevantes.

Links personalizados 

Ativar links de download ou de e-commerce personalizados permite medir os cliques e downloads, isso é feito através do chat com a ajuda do bot ou dos moderadores do canal, o que facilita avaliar o sucesso de uma campanha publicitária.

Agendar conteúdo 

Aproveitar a opção de agendar uma transmissão completa para que apareça na página inicial de descoberta, possibilitando que mais pessoas descubram o conteúdo e aumentem o número de visualizações.

Estreias exclusivas 

Colaborar com diferentes plataformas de streaming para oferecer materiais de estreia exclusivos para os streamers, permitindo exibir episódios ou trailers relevantes durante suas transmissões e obter feedback em tempo real.

Moldura da câmera com branding/banners 

Personalizar a moldura da câmera utilizada pelos streamers para incluir o logotipo da marca ou banners promocionais aumenta a visibilidade e cria uma exposição de produto mais visual.

Drops 

Gerar elementos especiais (como recompensas dentro de um jogo) que os espectadores podem obter ao assistir ao stream por um determinado período de tempo incentiva a participação e o engajamento da audiência.

Sorteios com Nightbot 

Organizar sorteios em tempo real utilizando o bot do chat permite que os espectadores participem inserindo uma palavra-chave, e o sistema gera automaticamente um sorteio entre os participantes.

Personalização de jogos

Aproveitar as ferramentas de partidas privadas e personalização em jogos para criar eventos de marca exclusivos em colaboração com outros streamers requer uma equipe especializada em programação e design, dependendo do jogo.

Métricas

Utilizar as métricas fornecidas pelo Twitch para avaliar o desempenho das campanhas, incluindo alcance, interação e resposta da audiência, permitirá ajustar e otimizar as estratégias de marketing em tempo real.

Por fim, Frida Olivares aconselha mergulhar na plataforma para se conectar com as novas gerações, em um novo canal que demanda um desafio criativo, orgânico e dedicado à criação de comunidade para as marcas e seus produtos.

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Written by: Lucas Nóbrega

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