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Quais são as plataformas que estão dominando a indústria?
As redes sociais são responsáveis pela maior mudança social que a humanidade experimentou globalmente nos últimos 20 anos em relação à forma de se relacionar.
O que é o Dia das Redes Sociais?
No próximo dia 30 de junho, é celebrado o Dia Mundial das Redes Sociais, uma data criada pelo blog de notícias Mashable, um dos mais populares da Internet, para reconhecer o impacto das mídias sociais em conectar de forma simples e rápida bilhões de pessoas todos os dias, a qualquer hora.
“Atualmente, existe uma regra não escrita no marketing para as empresas: se você não está presente em alguma plataforma, está perdendo uma oportunidade inquestionável de alcançar o grupo potencial de consumidores para sua marca“,diz Steffy Hochstein, Diretora Digital da another, a agência global com a maior oferta de mídias na América Latina.
A nível mundial, as pessoas na América Latina são as que passam mais tempo em frente às telas diariamente, com uma média de 212 minutos, de acordo com uma pesquisa em 45 mercados da empresa GlobalWebIndex (GWI). Em nível regional, Brasil e Colômbia são os países mais envolvidos nas redes sociais, com médias diárias de 225 e 216 minutos, respectivamente.
“No caso das novas gerações, como a Geração Z, eles passaram de ser os mais conectados a dar uma leve pausa. Antes da pandemia, na região, os jovens argentinos de 16 a 24 anos tinham a média de conexão mais alta do mundo, com 257 minutos diários, agora estão passando menos tempo nas redes sociais, desmentindo a crença de que os consumidores mais jovens estão constantemente conectados. Na verdade, as gerações mais velhas têm a coroa de quem passa mais tempo em frente à tela“, comentou Hochstein, com base no novo relatório da GWI.
A especialista acrescentou que a Geração Z está mais preocupada com sua saúde mental em relação às telas, pois 35% afirmaram que deve haver alguma forma de prevenção ao passar tanto tempo em seus dispositivos, em comparação com apenas 22% da Geração X e 18% dos baby boomers.
Qual é a rede social com mais usuários?
Em 2023, a plataforma mais popular, fora da China, é o Facebook, com 2,91 bilhões de usuários, seguido pelo YouTube, com 2,51 bilhões de pessoas ativas. Em terceiro lugar está o WhatsApp, com 2,51 bilhões de usuários, e, finalmente, o Instagram, com 1,48 bilhão de seguidores.
O caso do TikTok é um assunto que requer sua própria análise. O número de usuários da Internet que afirmam usar essa plataforma mensalmente aumentou 40%, desde 2020. Além disso, o engajamento com o TikTok cresceu especialmente entre os consumidores mais velhos, demonstrando seu apelo intergeracional.
“As redes sociais possuem um algoritmo em constante mudança. As agências e marcas devem sempre observar essas mudanças constantes para se adaptarem. Por exemplo, neste ano, os vídeos de curta duração são populares entre os usuários de redes sociais, com mais da metade deles (51%) afirmando ter assistido a um vídeo curto (menos de 10 minutos) na última semana. No entanto, os vídeos mais longos (com mais de 10 minutos) ainda mantêm sua preferência, com 39% dos usuários afirmando terem assistido a um online na última semana”, comentou Steffy Hochstein.
A Diretora Digital de another acrescentou que o marketing em redes sociais é eficaz para a descoberta e pesquisa de marcas. Os consumidores descobrem novas marcas por meio de publicidade em redes sociais, recomendações ou comentários, e as atualizações nas páginas das marcas nas redes sociais. Isso mostra por que as marcas devem dar importância aos seus perfis nas redes sociais e não apenas atualizar seus feeds, mas, acima de tudo, ter uma estratégia por trás.
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