fbpx

Como identificar acumuladores compulsivos

Uma mulher surpreende vizinhos ao acumular 2 toneladas de lixo dentro de casa no Amapá. Saiba como identificar os sintomas, as causas e como tratar acumuladores compulsivos.

Equipe da prefeitura fazendo a limpeza do lixo acumulado — Foto: PMLJ/Divulgação

Uma mulher de 25 anos ao deixar seu imóvel, que era um quarto e sala, abandonou 2 toneladas de resíduos, entre plásticos, garrafas pet, carcaças de eletrodomésticos e diversos. A situação foi descoberta pelo novo morador que acionou o serviço de limpeza urbana. Foram necessários vários funcionários da prefeitura e ainda um trator para recolhimento do material, que foi retirado de dentro do imóvel e colocado na calçada, em um dia inteiro de trabalho.

Os acumuladores compulsivos são pessoas que possuem transtorno de acumulação e que apresentam uma grande dificuldade para se separar de seus pertences, independentemente do seu real valor. Por esse motivo, é comum que a casa e o local de trabalho, em alguns casos, tenham vários objetos acumulados, podendo dificultar a circulação no ambiente e o uso de várias superfícies. Costuma causar problemas emocionais, físicos e financeiros tanto para o acumulador quanto para a sua família.

Sintomas

  • Dificuldade para se desfazer dos objetos, independentemente do seu valor real;
  • Dificuldade para organizar seus pertences;
  • Acumular objetos em todos os locais da casa;
  • Ter medo excessivo de ficar sem um objeto;
  • Sentir que não podem jogar um objeto no lixo, pois poderão necessitar dele no futuro;
  • Procurar por novos objetos, mesmo quando já têm vários do mesmo.
  • Aparecimento de doenças psiquiátricas;
  • Apresenta dermatites, alergias respiratórias ou micoses, ter cortes graves e ser picada por aranhas ou ratos.

O tratamento pode ser feito através de terapia comportamental e não é imediatista, pode levar anos e precisa de muita dedicação. Pode ser usado remédios antidepressivos com acompanhamento psiquiátrico.

Normalmente os acumuladores compulsivos não procuram tratamento porque não percebem que a sua situação é uma doença, pelo que os familiares e amigos tomam um papel muito importante em ajudar a pessoa a se curar.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Laís Dias

Deixe um comentário