fbpx

9 formas de aliviar os sintomas de ansiedade no dia a dia

Glorify elaborou algumas dicas práticas para lidar com a ansiedade

Levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, apontou que o Brasil possui o maior número de pessoas ansiosas comparado a todos os outros países do mundo. Ao todo, são 18,6 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade. Pensando nisso, o Glorify, aplicativo que possibilita aos cristãos a realização de reflexões, meditações guiadas, orações e leituras de passagens da Bíblia, listou recursos que podem ajudar a lidar com a ansiedade. Confira:

Leia a Bíblia

Ler e memorizar os versículos da Bíblia pode ajudar a substituir uma conversa interna negativa. Muitas vezes, através das escrituras, Deus afirma quem somos e traz sabedoria para lidarmos com alguma situação difícil. Por exemplo, o versículo Filipenses 4:6-7, fala sobre ansiedade: “Não fiquem ansiosos com coisa alguma, mas em cada situação, pela oração e súplica, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que transcende todo o entendimento, guardará seus corações e suas mentes em Cristo Jesus”.

Reserve um tempo para meditar diariamente

Ao desacelerar nossa mente e focar em uma coisa apenas por meio da oração e da meditação, os pensamentos revoltos em nossa cabeça podem começar a se desfazer. A oração nos permite entregar todas as nossas inquietações e preocupações a Jesus, e a meditação cristã é apenas uma forma de “nos aquietar e saber que [Ele é] Deus”, como diz o Salmo 46:10. Quer uma meditação prolongada para ansiedade? Experimente a meditação “Deus está com você”, de dez minutos, no aplicativo do Glorify.

Peça para que os amigos e familiares orem por você

Às vezes, pode parecer que a ansiedade e o estresse são demais para enfrentarmos sozinhos, mesmo orando e meditando. Por isso, não tenha medo ou vergonha de pedir uma oração para amigos e familiares. A maioria das pessoas provavelmente já passou por alguma situação que gerou ansiedade. Por isso é importante conversar com as pessoas e pedir ajuda. Quando você se sente estressado ou ansioso, saber que alguém está orando por você é um grande consolo.

Use a técnica da respiração em caixa para aliviar o estresse

A ansiedade muitas vezes transforma a respiração em rajadas rápidas e superficiais, nos deixando com tontura e ainda mais estressados. Então, da próxima vez que sentir sua respiração alterando, experimente a respiração em caixa. Usada pelos SEALs, da Marinha dos Estados Unidos, a técnica relaxa o sistema nervoso e, consequentemente, ajuda a acalmar a mente rapidamente. Além disso, ela reduz o estresse e melhora o humor.

Funciona assim: Feche os olhos, respire fundo pelo nariz e conte até quatro. Em seguida, prenda o ar por mais quatro contagens e expire pelo nariz por mais quatro contagens. Prenda o ar pela parte inferior do pulmão e conte até quatro novamente. Repita pelo menos quatro vezes.

Evite consumir notícias negativas

Estamos vivendo um dos períodos mais estressantes da história e nossa mente nunca foi projetada para lidar com a quantidade de informações que nos atinge diariamente. Por isso, uma das formas de lidar com a ansiedade é limitar o recebimento de notícias, principalmente, sobre tragédias. Tente se inteirar das notícias mais importantes uma vez ao dia. Se o mundo entrar em colapso, alguém certamente lhe dirá. Ao mesmo tempo, procure informações positivas, que trazem motivos para acreditar em tempos melhores.

Dê um tempo das redes sociais

Você já se sentou para dar uma olhada rápida nas redes sociais e quando se deu conta duas horas haviam se passado? Isso acontece porque muitas vezes queremos nos comparar a feeds perfeitamente montados, que aparentam vidas perfeitas. Uma rápida curtida na postagem de um amigo, uma roladinha pelos perfis das celebridades favoritas ou postar uma foto bem editada pode parecer divertido. No entanto, estudos descobriram que o uso de mídia social aumenta o risco de depressão e ansiedade. A ideia de fins de semana sem mídia social pode ser uma boa forma de lidar com a ansiedade. Se for possível, considere desistir do uso por completo até que esse sentimento diminua.

Pratique atividade física

Às vezes, é preciso suar para conseguir desacelerar os pensamentos. O exercício é a atividade mais potente para acabar com a ansiedade, porque produz endorfina, a substância química responsável por nos fazer sentir bem. Se correr, andar de bicicleta ou ir à academia não é sua praia – tente caminhar. Uma mudança de cenário também irá distrair sua mente.

Escreva

Suponha que você ainda tenha muitos pensamentos o deixando ansioso; tente escrever tudo. Pegue um pedaço de papel e anote tudo o que vier à mente. Pode não fazer sentido, pode ser uma lista de tarefas ou uma carta para alguém que o magoou, mas há algo libertador em tirar isso de nossa cabeça e colocar os pensamentos no papel.

Peça ajuda

Há uma grande diferença entre sentir-se ansioso e a ansiedade clínica, e isso se distingue principalmente em relação a quanto tempo os sentimentos permanecem, quão intensos eles são e se eles se tornaram insaciáveis. Se você achar que sua ansiedade está aumentando ou se sente desesperado, procure a ajuda de um especialista.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Ana Leichiringue

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com