fbpx

Dia dos professores: por que a maçã representa a profissão

Presentear bons professores com maçãs é tradição centenária

É comum ver em filmes e seriados, professores recebendo maçãs de seus alunos, como sinal de agradecimento e até como elogio. Mas por que justamente essa fruta simboliza a boa prática da docência?

A resposta pode estar nos séculos 16, 17 e 18, na Escandinávia. Professores de países da região, como Dinamarca e Suécia, eram pobres e mal remunerados e geralmente mulheres solteiras. Por isso, as famílias dos alunos eram responsáveis por suprir as professoras. De acordo com o professor de História do Colégio Marista Santa Maria, Maurício dos Santos, nessa época, uma cesta de maçãs era mais do que reconhecimento, era praticamente um pagamento.

Ao longo do tempo e em outros continentes, como na América do Norte, a fruta continuou sendo uma commodity importante. “Tanto como alimento ou como bebida, a maçã foi importante para a humanidade em diferentes épocas e se manteve como um símbolo de presente para professores”, explica o professor. O fato de que o início do ano letivo nessas regiões coincidia com o começo da temporada de colheita também reforçou a presença das maçãs como um presente para professores ao longo do século 19.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Laís Dias

Deixe um comentário