NEWSLETTER
Docente do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), aprimoraram a escrita de crianças, e ensina os alunos a criarem contos a partir da escolha aleatória de palavras
Notando que após o período de isolamento social a turma do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do Colégio Marista Glória, apresentava dificuldades na escrita e também de relacionamento, a professora de Língua Portuguesa, Mailu Alcántara, propôs uma atividade para estimular a vontade de escrever, e melhorar a escrita de crianças, e de trabalhar em grupo e partilhar experiências.
A docente sugeriu que as crianças trouxessem fotos de casa com imagens da família, de ambientes ou do animal de estimação; algo que trouxesse a eles uma memória positiva. Por meio das imagens, deveriam criar, em grupos, contos do gênero fantasia, que envolve magia, mundos imaginários, seres fantásticos e muita criatividade.
“Porém, para enriquecer o texto, colocamos palavras secretas em uma ‘bolsa encantada’, que deveriam ser sorteadas pelos alunos. Elas seriam o destaque para os contos e norteariam a história”, explica Mailu.
Algumas das palavras sugeridas foram lagoa mágica, príncipe, princesa, lagoa encantada, cavalo voador, entre outras. “Após a produção, os alunos leram os textos para os colegas, compartilhando com toda a turma, estimulando também a relação social”, revela a professora.
“Com o interesse dos pequenos, iremos agora trabalhar o gênero textual mitologia”, complementa a docente.
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER