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Dicas para escolher um seguro auto

Confira as prioridades ao escolher um seguro auto que atenda suas necessidades

Sair de uma revenda ou de uma concessionária dirigindo o próprio carro é uma satisfação, principalmente se for o primeiro carro, pois normalmente acontece no primeiro momento de estabilidade e maturidade financeira da nossa vida adulta. Então é importante que ele esteja protegido contra qualquer tipo de acidente que possa ocorrer, para que você não tenha prejuízos logo após a compra.

No Brasil, infelizmente, não é obrigatório possuir um seguro veicular, porém, com a periculosidade que o brasileiro convive diariamente, principalmente nas grandes capitais e elevados custos para manutenções e consertos, ter um seguro é praticamente obrigatório para dar valor ao seu investimento.

Confira algumas dicas importantes que você deve se atentar antes de fechar um contrato com um seguro auto:

Sinistros

É a representação financeira do risco, que é a causa de perda financeira de uma seguradora. Isso acontece quando um bem, no caso o automóvel, sobre um prejuízo material, como um acidente, roubo ou furto. Você deve se atentar na compensação financeira, se é parcial ou integral, se existe para casos de roubo ou furto, etc. É um detalhe bem importante, pois a maior parte do valor do seu seguro auto será calculado de acordo com o que você vai querer de tranquilidade com o seu bem e benefícios em caso de algum problema futuro.

Cobertura a terceiros

É importante para cobrir qualquer eventual batida ou danos a terceiros. Pode ter ou não uma franquia para esse tipo de serviço, mas dependendo do transtorno causado, valerá muito mais a pena você ter e acionar.

Obs.: Acionar a franquia é um serviço facultativo. Tudo irá depender do dano que foi causado. Alguns prejuízos são possíveis de se resolver sem ter que entrar em contato com a seguradora e ter uma despesa bem menor também. É bom ter uma noção, mesmo que básica, de alguns gastos com veículos.

Coberturas

Atente-se às coberturas oferecidas. Ler atentamente a apólice e conferir se seu carro estará segurado contra roubo/furto, danos por colisões e incêndio é essencial. Existe também coberturas adicionais, como enchentes, vidros, aparelhos de mídia, blindagem, kit gás, entre outros.

Assistência 24 horas

Normalmente aparecem como um bônus gratuito para o cliente. Mas, mesmo assim algumas seguradoras consideram essa uma cobertura adicional e você precisará pagar por ela. Nessa opção você tem opções como guincho, chaveiro, suporte mecânico, auxílio em caso de pane seca, troca de pneus e mais. Minha dica pessoal: TENHA! É o serviço que provavelmente você mais fará uso!

Carro reserva

Nem todas as apólices de seguro contam com carro reserva e pode ser considerado um adicional, então atente-se para esse fato caso use o veículo para trabalhar ou executar outras tarefas do dia-a-dia. Atenção: a contratação de carro reserva tem um limite de dias, que podem ser 3, 7, 15, 20 ou 30.

RCF-V

A cobertura para Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (ou RCF-V) reembolsa os danos materiais, mas — mais importante que isso — cobre as despesas com danos morais e físicos a terceiros. Esse tipo de seguro auto pode ser contratado individualmente ou fazer parte da cobertura mais completa oferecida pelas seguradoras.

E quanto ao valor do seguro?

Tenha em mente que o valor pago no seguro auto é baixo perto do custo que um sinistro pode causar. O conserto do seu carro, do veículo de terceiros, a perda do automóvel em roubos ou furtos são ocorrências que trazem um prejuízo enorme se não forem cobertas pelo seguro.

A maioria das seguradoras oferecem benefícios ao fechar sua apólice com adicionais a custo mínimo ou gratuitos para serviços para sua residência, seguro pet, seguro de vida, descontos com empresas e marcas parceiras, como também, desconto em pagamento a vista da apólice.

Importante

Para garantir um valor justo e que disponha de todas as necessidades que você precisa, preencha o formulário da seguradora com as informações corretas sobre seu perfil e região, pois o preço varia de cliente para cliente. É MUITO IMPORTANTE NÃO MENTIR OU OMITIR INFORMAÇÕES NESSE MOMENTO. Além disso, dados incorretos ou incompletos podem ser um problema no momento de receber a indenização.

Bônus

Para identificar quais as melhores seguro auto de 2021, fizemos uma pesquisa com diferentes empresas que prestam esse tipo de serviço, acessando o site ReclameAqui para usar a nota por ele fornecida para fazer a nossa lista. Isso significa que seguimos o critério do site, se fosse utilizado outro métodos os resultados poderiam ser diferentes.

1 – Suhai

Suhai aparece em primeiro lugar na lista com a nota 9.1/10 e a classificação “RA 1000”. Essa classificação é a melhor que o site Reclame Aqui possui e indica que a seguradora atendeu a todos os critérios esperados. 100% das reclamações registradas foram respondidas e 93.9% delas solucionadas, esses percentuais são bastante altos. Nota no Reclame Aqui: 9.1

2 – Sompo Seguros

Sompo Seguros é a primeira empresa da lista que recebeu a classificação “RA1000”. Ele respondeu a 99.2% das reclamações, solucionou 90.4% delas e 77.7% dos consumidores informaram que voltariam a negociar com a Sompo. Nota no Reclame Aqui: 8.8

3. Assurant Seguradora

A Assurant também obteve a classificação “RA 1000”, porém, sua nota foi um pouco mais baixa de 8.5. Os consumidores também avaliam bem a empresa, com a nota de 7.74 e 71.2% informam que voltariam a fazer negócio com ela. Nota no Reclame Aqui: 8.5

4 – Cardif

Com nota 8.4 e classificação “RA1000” a empresa é bem avaliada pelo site e também pelos consumidores. Os reclamantes atribuíram a ela nota 7.99 e 71.7% deles informaram que voltariam a fazer negócio com a empresa. Nota no Reclame Aqui: 8.4

5 – Too seguros

A Too Seguros está com a classificação “Ótimo”, mas mesmo assim ela mantém uma nota elevada de 8.3. A nota do consumidor agrada bastante, sendo de 7.6 e 62.8% dos reclamantes informando que voltariam a fazer negócio com a Too. Nota no Reclame Aqui: 8.3

6 – Mitsui

A empresa possui poucas reclamações: 106, o que facilitou para que conseguisse responder a 100% delas. O índice de solução fica em 83.3% e o de clientes que voltariam a negociar é de 68.5%. Nota no Reclame Aqui: 8.0

7 – Azul

Azul Seguros teve 809 reclamações e foi avaliada por 272 consumidores que lhe deram a nota 6.88. Dos reclamantes 83.2% tiveram o problema resolvido e 73.6% voltariam a fazer negócio com a empresa. Nota no Reclame Aqui: 8.0

8 – Zurich

Zurich aparece na nossa lista com a classificação “Bom” e 2.076 reclamações registradas. Dos casos 85.7% foram solucionados e os consumidores classificaram a empresa com a nota 6.66. Nota no Reclame Aqui: 7.8

9 – Porto seguro

Porto Seguro obteve nota 7.6 e conseguiu a classificação “Bom” do Reclame Aqui e 6.27 dos clientes, fazendo parte das melhores seguradoras de carro de 2021. Das 5.426 reclamações, 99.7% tiveram uma resposta e 80.5% foram solucionadas. Nota no Reclame Aqui: 7.6

10 – Tokio

Com classificação “Bom”, a Tokio Marine é bem avaliada pelos consumidores e sites com nota de 6.27. Das reclamações registradas todas foram respondidas e 63% dos clientes informam que voltariam a fazer negócio com a Tokio Marine seguradora. Nota no Reclame Aqui: 7.5

11 – HDI

HDI é a última seguradora de carro da nossa lista com a classificação “Bom” e nota 7.5. Ele teve 988 reclamações registradas das quais 99.6% foram respondidas e 84.4% solucionadas. Nota no Reclame Aqui: 7.5

12 – Caixa

Caixa Seguradora possui boas avaliações com uma nota do consumidor de 7.3. Ele teve 1.596 reclamações registradas, sendo que 90.4% delas foram respondidas e 78.4% solucionadas. Nota no Reclame Aqui: 7.3

13 – BB seguros

BB Seguros conseguiu nota 7.3 do Reclame Aqui e 6.03 do consumidor, um diferencial pequeno da seguradora anterior. Em relação às reclamações, 96.1% foram respondidas e 76.5% solucionadas. Nota no Reclame Aqui: 7.3

14 – Allianz

Allianz obteve nota 7.1 e classificação “Bom” do site Reclame Aqui. Já dos consumidores conseguiu a nota 5.81 e 56.2% dos reclamantes informando que voltariam a fazer negócio. Nota no Reclame Aqui: 7.1

15 – Youse

Com 1.018 reclamações registradas a Youse Seguros conseguiu responder 99.6% delas e resolver 70% dos casos. A nota do site Reclame Aqui é de 6.6 e a que o consumidor deu é 5.06. Nota no Reclame Aqui: 6.6

Fonte: 15 melhores seguradoras de carro de 2021, da Smartia Blog em 25/06/2021.

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Written by: Laís Dias

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