fbpx

Veja dicas de como cuidar da saúde bucal no verão

Veja dicas de como cuidar da saúde bucal no verão

O Brasil e o calor vivem um relacionamento sério para qualquer época do ano, mas no verão a alta sensação térmica acaba se intensificando por conta dos efeitos climáticos. Junto com toda essa quentura chega também o período de férias, viagens e passeios, e, com a mudança da rotina, é comum que alguns hábitos sejam deixados de lado, como o cuidado com a saúde bucal.

Nesse período é notável o aumento no consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes, frutas e bebidas cítricas, além de alimentos com alto teor de açúcar. Esse hábito veraneio pode ser nocivo aos dentes. Ao menos é o que alerta o cirurgião-dentista Dr. Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em Implantodontia e Odontologia Estética.

“Durante essa época, é preciso estar ainda mais atento. Todos esses hábitos acabam prejudicando a saúde bucal, favorecendo o surgimento de sensibilidade, manchas nos dentes, e doenças como cáries, gengivite e erosão dentária”, afirma.

Dr. Paulo Coelho Andrade explica que as pessoas não podem descuidar da higienização da boca durante as viagens, e devem andar sempre com um kit que contém itens como escova e pasta de dentes, fio dental e enxaguante bucal. Além disso, é preciso estar atento à ingestão excessiva de bebidas alcóolicas.

“O álcool tende a deixar o organismo mais desidratado, e uma boca seca significa uma produção salivar menor, o que faz com que os dentes tenham mais riscos de desenvolver cáries, periodontites ou erosão dentária. Ainda, algumas bebidas alcoólicas facilitam o desenvolvimento de placas bacterianas na boca e induzem a formação de biofilme na língua, fazendo com que fique branca e possivelmente com mau hálito. Ter sempre uma garrafinha de água por perto é essencial, para não deixar a hidratação de lado”, explica o cirurgião-dentista.

Tomar cuidado com a acidez também está entre as dicas para ter uma boa saúde bucal. Bebidas alcoólicas, energéticos, frutas cítricas, cafeína e refrigerante possuem um alto teor de acidez e, caso consumidos em excesso, podem alterar o pH dos dentes e prejudicar a saúde da boca, uma vez que a acidez em contato com o dente pode enfraquecê-lo.

“Na hora de consumir algum desses alimentos é recomendável o uso de um canudo para minimizar o contato do ácido com a superfície do dente. Outra dica importante é esperar cerca de 30 minutos para escovar os dentes porque a escovação após a ingestão desgasta a dentição, que já está fragilizada pelo ácido”, detalha Andrade.

Por fim, além de todos os cuidados imprescindíveis, como beber muita água, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentos com açúcar, e escovar os dentes com frequência, é recomendado estar em dia com a ida ao dentista, para que o profissional possa tratar eventuais problemas bucais.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário