fbpx

Caravana das Mulheres

Mais mulheres na política: união e mobilização no Rio de Janeiro por mais representatividade feminina

Entre as convidadas estão: a deputada federal, Jandira Feghali e a deputada estadual, Dani Balbi

Nesta segunda-feira (08), a “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política”, organizada Secretaria Nacional das Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), acontece no Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo principal fortalecer a representatividade feminina na política e impulsionar a luta pela paridade de gênero. Ao longo do dia, estão programados debates, atividades culturais e oficinas na Escola do Legislativo e no plenário do Rio de Janeiro (ALERJ) e na “A Garagem Delas’, no Centro da capital fluminense.

Para a deputada federal do PCdoB-RJ, Jandira Feghali, a Caravana fomenta a participação das mulheres na política e estimula o engajamento em pautas essenciais:

“A caravana debate temas fundamentais sobre a necessidade de participação e protagonismo das mulheres na política. Subsidiando ferramentas para que elas ocupem os espaços de decisão. Debates sobre saúde, educação, legislação, estão presentes durante as atividades da Caravana, para que possamos qualificar as discussões e estimular as mulheres a engajar nas pautas essenciais. A Caravana informa e energisa para equalizar a luta política e também ouvir as pessoas por onde passamos”, destaca a deputada.

A deputada estadual pelo PCdoB-RJ, Dani Balbi, destacou a importância de estimular as mulheres no atual cenário político: “Temos um país com 52,5% de seu eleitorado formado por mulheres. Mas, quando trata-se de candidaturas, esse percentual desaba para 33,3%, segundo constatou estudo realizado em 2020, pela Agência Câmara de Notícias. Outro dado alarmante vem do Banco Mundial e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indicando que o Brasil é apenas o 115º no Ranking de Presença Feminina feito com 138 nações. Precisamos avançar muito para ter mais candidatas mulheres e mais mulheres ocupando espaços de poder. Mais prefeitas, mais vereadoras, mais governadoras. Com tantas mulheres chefes de família, com tantas de nós com destaque na ciência, no mercado de trabalho, como o Brasil não pode mais ter sua uma maioria de homens com poder de decisão?”, indagou a parlamentar.

Para Daniele Costa, secretária nacional de Mulheres do PCdoB, o Rio de Janeiro é espaço onde a luta feminina pode ser intensificada e o movimento de paridade de gênero feminino da política pode ser fortalecido:

“Rio de Janeiro não só representa um polo para fortalecer a representatividade feminina na política, mas também simboliza um espaço vibrante onde podemos intensificar essa luta. Não estamos vindo aqui somente para informar as nossas camaradas; estamos aqui para inspirar e capacitar, para que agora e no futuro, elas ocupem os espaços que são de direito. A nossa chegada na capital representa a nossa luta e a busca por entender as necessidades das mulheres cariocas e brasileiras”.

Com a participação de especialistas em gênero, professoras, artistas, militantes, parlamentares, trabalhadoras e estudantes, os encontros fortalecem a base para a construção de um novo horizonte tendo como pilar a emancipação feminina. Para conferir a programação completa, acesse: https://mulher.pcdob.org.br/

Programação Caravana Mulheres pelo Brasil – Rio de Janeiro

13h às 14h30 – Oficina. 

Tema: Construção de posicionamento político, mobilização social e mídias digitais.

Oficineira: Rebeca Belchior.

Local: Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro-ALERJ (rua da Ajuda 5, 2ª andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ).

14h30 as 15h00 – Coffee break.

Local: Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro-ALERJ (rua da Ajuda 5, Centro, Rio de Janeiro, RJ).

15h às 17h – Debate. 

Tema: A relação dos Planos de Saúde com as famílias brasileiras.

Mediadora:

Debatedoras: Duarte Jr (deputado federal PSB MA e relator do PL dos Planos de Saúde), Jandira Feghali (deputada federal PCdoB RJ), Fred Pacheco (deputado estadual Mobiliza RJ e presidente da CPI dos Planos de Saúde da ALERJ), Dani Balbi (deputada estadual PCdoB RJ), Lilian Beringh (presidenta do Conselho Estadual de Enfermagem RJ e 1ª suplente deputada estadual PCdoB RJ), Fabiane (representação da sociedade civil/Associação Nenhum Direito a Menos).

Convidados: Instituto de Defesa de Consumidores-IDEC + Comissão de Pessoa com deficiência da ALERJ.

Local: Plenário Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro-ALERJ (rua da Ajuda 5, Centro, Rio de Janeiro, RJ).

18h30 às 19h30: Ato político – Caravana Mulheres pelo Brasil.

Tema: Mulheres na política construindo a democracia e uma Cidade de Bem Viver.

Mestre de Cerimônia: Tayná Paolino (Secretária Municipal de Mulheres do PCdoB Carioca).

Debatedoras: Dani Balbi (deputada estadual PCdoB RJ e pré-candidata a prefeita do Rio de Janeiro), Jandira Feghali (deputada federal PCdoB RJ), Rafaela Albergaria (Mulheres Negras Decidem e pré candidata PCdoB a vereadora do Rio de Janeiro), Ana Rocha (assessora do ministério das Mulheres), Katia Branco (Vice Presidenta da CTB RJ e Secretaria estadual de Mulheres PCdoB RJ), Ana Prestes (secretária de Relações Internacionais do PCdoB), Daniel Iliescu (presidente estadual do PCdoB RJ), Elza Serra (vice-presidenta do PCdoB Carioca), Rejane Almeida (ex-deputada estadual e suplente de deputada federal PCdoB RJ), Lilian Behring (Presidenta do Conselho Estadual de Enfermagem do Rio de Janeiro-COREN RJ), Ana Carolina (presidenta da União Brasileira de Mulheres do Rio de Janeiro-UBM Carioca), Vanja Andrea (presidenta da União Brasileira de Mulheres-UBM).

Local: A Garagem Delas (Rua da Carioca, nº 87, Centro, Rio de Janeiro, RJ).

20h30 às 22h30 – Roda de samba.

Convidadas: Yayá do Cavaco, Simone Costa, Amanda Anibale, Thainara Castro, Viviane Amaral, Erica Silva.

Local: A Garagem Delas (Rua da Carioca, nº 87, Centro, Rio de Janeiro, RJ).

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário