NEWSLETTER
Hoje (18) faz 10 dias que Rita Lee foi bailar em outra dimensão. O que poucas pessoas sabem é que a cantora também foi um ícone de moda. Afinal, suas músicas, autenticidade e criatividade resultaram em uma imagem de moda única e significativa.
A relação entre Rita Lee e a moda vêm desde o início de carreira. Para provar isso, separamos 10 produções de moda que marcaram a vida da rainha do rock.
Rita chegou a produzir os próprios figurinos dos álbuns e ainda vestia os integrantes dos Mutantes, grupo que ela fundou com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias (1966 a 1972). Além disso, a maquiagem da artista se destacava entre as apresentações. O desenho de coração na maçã do rosto e os cílios bem marcados são até hoje um charme a parte.
Um dos momentos icônicos da cantora foi quando ela usou um vestido de noiva para a apresentação dos Mutantes no Festival Internacional da Canção. Ela pegou o look com a atriz Leila Diniz, que tinha usado a peça em uma novela e ofereceu a Rita emprestado. Entretanto, o vestido nunca foi devolvido.
A roupa toda de tela, apenas com estrelas feitas de lantejoulas pratas foi o look a mais ousado de Rita Lee. Aliás, a produção dos anos 70 fez parte de uma exposição que celebrava a vida e carreira da artista.
A bota prateada de plataforma escolhida para o clipe Lança Perfume tem muita história. A peça pertencia a boutique Biba, uma das mais famosas de Londres. A cantora pediu para experimentar o calçado, mas ao receber a bota da vendedora, ela saiu correndo sem pagar nada. Mesmo assim, a própria marca se ofereceu para fazer figurinos de show de Rita.
Mas não dá para falar do estilo de Rita Lee sem citar duas de suas marcas registradas. Os icônicos óculos de lentes coloridas, que ela usava por causa da fotofobia, e dos cabelos vermelhos. A cor das madeixas veio nos anos 70, após a uma viagem a Londres.
O álbum “Lança Perfume” foi o disco divisor de águas na carreira de Rita. Para a capa do LP, a cantora vestiu um macacão de modelo Norma Kamali. No entanto, outra artista se encantou com o look. Elis Regina copiou o figurino para a sua turnê ‘Trem Azul’.
Outra produção de moda que marcou a carreira de Rita Lee foi a roupa de bruxa, usada em um ensaio com os Mutantes. Entretanto, ela não parou por aí. Ao longo de sua vida, ela reviveu o look de diversas formas.
Uma roupa também pode ser criada para se posicionar. Em 1976 Rita Lee foi presa injustamente durante a ditadura militar. Nessa época, ela estava grávida do primeiro filho. Mas ao ser solta, ela fez seu primeiro show vestida de presidiária, como forma de protesto aos militares.
Maximalista, Rita Lee não tinha medo de misturar cores, estampas, brilho e elementos diferentes. Por isso, suas produções eram a expressão da sua personalidade: divertida, revolucionária e ousada.
Em um de seus últimos ensaios, Rita Lee foi capa da Revista Cláudia de 2020. A cantora vestiu a mesma roupa que usou no lançamento de seu livro “Amiga Ursa: Uma história triste, mas com final feliz”. Assim, ela mostrou que é possível repetir looks bafônicos de diferentes formas.
8 Fatos relevantes da cantora Rita Lee
Daisy Jones e The Six revive o glamour dos anos 70
Os looks grifados de Beyoncé na turnê Renaissance
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk
NEWSLETTER