NEWSLETTER
Na noite dessa quinta-feira, a ex-consuela e jornalista Alexandra Loras, participou de uma sessão de autógrafos do seu livro “Vamos falar de racismo” em parceria com o jornalista Maurício Oliveira, na livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo.
O livro distribuído pela Matrix Editora, apresenta 100 perguntas que debatem o preconceito e buscam a conscientização. Como uma caixinha de perguntas, ele questiona o “convívio pacífico” entre as etnias que foi associado ao Brasil, sendo que somos um país racista (comprovado pela própria população em manifestações, estatísticas, desigualdades e muito mais). A ideia é usar o livro-caixinha para momentos de reflexão, seja de forma individual ou em grupo, assim, visando uma mudança comportamental.
“Numa sociedade racista não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” – Angela Davis
No meio coorporativo, Alexandra propõe o uso das perguntas de forma dinâmica e aberta, para evitar uma comunicação estereotipada. Hoje, as empresas que possuem uma política de diversidade, conseguem obter até 35% a mais de rentabilidade do que a formada apenas por “brancos, heterossexuais e cisgênero”. As empresas que mais inovam atualmente falam diretamente com o maior público brasileiro: o “analfabeto, negro e feminino”.
A consultora de treinamento da Siemens e Bradesco, trabalha para criar um clima mais equilibrado nas organizações, onde a conscientização sobre diversidade de gênero e de raça é tão importante quanto a prosperidade do negócio.
“Quando vim para o Brasil, há nove anos, esperava encontrar uma democracia racial, do futebol e do carnaval. Em vez disso, passei a sofrer micro humilhações. Eu era consulesa da França, mas aqui achavam que eu era empregada doméstica.” – Alexandra Loras
A idealizadora e responsável pelo TrendsCHK, a empreendedora Madalena Costa, participou dessa noite especial e teve o prazer de conhecer a jornalista pessoalmente e publicou em suas redes sociais: “Estou segurando na mão muito mais do que um livro, é uma caixinha cheia de perguntas poderosas que vão gerar muitas reflexões sobre o racismo. As grandes ideias e soluções surgem a partir das perguntas!“.
A ex-consuela da França, a jornalista parisiense Alexandra Loras, já realizou palestras para mais de 10.000 homens e mulheres no mundo todo, desde TedxCannes e TEDxSãoPaulo, mas também para corporações internacionais, como: Google, JP Morgan e Bloomberg. Seu trabalho é focado no desenvolvimento de liderança consciente para catalisar a transformação organizacional sobre diversidade e empoderamento feminino. Além disso, ela é embaixadora da Afroeducação, do PlanoDeMenina.com.br, das Meias do Bem, e do Programa Raízes do Museu Afro Brasil.
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER