fbpx

​Autora carioca lança romance sobre a pandemia com médica negra protagonista e pede representatividade

‘O ÚLTIMO PACIENTE’:

A pandemia é o cenário do quinto romance da escritora Lucilene Manhães, que fala sobre superação, fé, amor e homenageia os profissionais da saúde

O livro, já disponível em e-book, será lançado oficialmente no dia 28 de abril, com uma live no Instagram da autora

Quando a pandemia de covid-19 começou, a escritora carioca Lucilene Manhães foi imediatamente atravessada por aqueles novos acontecimentos. Impactada com todas as mudanças que o período trouxe, alguns meses depois, veio a inspiração para o seu quinto livro, “O Último Paciente” (Editora Ixtlan, 146 páginas, R$15,72 na Amazon), que será lançado oficialmente no dia 28 de abril, quinta-feira, às 20h30, com uma live no Instagram da autora (instagram.com/lucilene.manhaes), que vai debater a obra com a produtora Doinha Prata (instagram.com/doinhaprata).

“O Último Paciente” faz um mergulho nos acontecimentos da pandemia para criar uma história de ficção com tons de realidade. A trama é dividida em duas partes. Na primeira, o leitor é apresentado a uma família da Zona Norte do Rio de Janeiro, que ainda não sabe, mas terá seu cotidiano impactado pela pandemia. Já na segunda parte, o leitor conhece a história da pneumologista Marina Morena, médica que trabalha na linha de frente e responsável por uma ala de pacientes entubados de um hospital de campanha no Rio de Janeiro. Marina é profundamente impactada pela pandemia, que muda suas relações familiares e ainda traz um novo conflito para a sua vida: um paciente abandonado. Aos poucos, ela se envolve com ele e a relação vai trazendo motivação para que ela continue a luta pela sua própria vida e pela vida dos pacientes.

A pandemia é o foco dos acontecimentos, mas Lucilene Manhães, que sempre teve o sonho de ser médica, não se apega à tragédia. A esperança, a fé, o amor e a superação dos personagens são o foco, propondo uma narrativa positiva e otimista.

“Muita emoção e conflitos humanos marcam o romance, levando o leitor a refletir sobre culpas, paixões e solidariedade. Até que ponto estamos dispostos a adiar planos futuros, a sacrificar carreiras sonhadas por nossos pais, para viver a vida que desejamos e experimentar a transformadora força do amor, tal qual ela se apresenta?”, conta a autora, revelando que a médica acaba se envolvendo com o paciente na trama.

A autora Lucilene Manhães // Crédito: Arquivo pessoal

O Último Paciente” também é uma homenagem aos cientistas, médicos e profissionais da saúde que atuaram na linha de frente, e que, se reconhecerão nos fatos narrados:

“A história tem, sim, momentos difíceis, pois traz um pouco do que todos viveram nesse período: perdas, mudanças, alterações nas rotinas familiares, como os médicos que tiveram que se afastar de suas famílias. Mas ela é, acima de tudo, uma homenagem às pessoas que superaram seus limites e lutaram bravamente por seus pacientes. Aos cientistas que não mediram esforços e em tempo recorde, desenvolveram inúmeras vacinas. Aos que ajudaram os necessitados repartindo o pão. Aos que, por amor, se cuidaram e se distanciaram para proteger a família”, revela a autora, que também é membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira.

“O coronavírus resgatou a importância de se fazer presente e mostrou que bastava sermos impedidos de nos tocar, para que trocássemos qualquer coisa por um abraço” (trecho do livro “O Último Paciente”)

Má gestão da pandemia, a corrupção e a força da mulher negra também fazem parte da história

Moradora do bairro de Padre Miguel e mãe de um menino de cinco anos, Lucilene Manhães escreve desde criança, é formada em Administração e chegou a cursar Letras. Sua escrita – intuitiva e leve – traz ainda outros temas para o debate, como o negacionismo e até mesmo a corrupção e a má gestão da pandemia pelo governo.

“Nós vimos estourar diversos casos de corrupção e de desvio de dinheiro nos anos de pandemia. É inaceitável que isso aconteça numa situação como essa, então, não poderia deixar esse assunto de fora. Na trama, a médica vive inúmeras situações de descaso no hospital e vivencia a corrupção. Os médicos e profissionais da área da Saúde certamente viveram situações parecidas e irão se identificar”, diz.

A personagem principal, Marina Morena, é uma mulher negra, forte e muito respeitada em seu campo de atuação. Com o perfil da personagem, Lucilene busca inspiração em si mesma, trazendo para o debate a força e a capacidade de superação que descobriu em si mesma, enquanto mulher negra.

“Sou uma mulher negra, trabalhadora, que batalha, e quando criei a personagem, queria que ela refletisse um pouco dessa minha vivência. Também quis chamar a atenção para o fato de vermos poucas pessoas negras nesse lugar, especialmente entre médicos. Então, o livro também tem questões de representatividade”, afirma.

“O Último Paciente” mostra que é possível superar a dor, quando se participa da dor do outro. “Que este livro traga reflexões sobre os verdadeiros valores que precisam ser mantidos, em tempos tão difíceis”, conclui a autora.

Sinopse: “O Último Paciente” é dividido em duas partes. Na primeira, Luiz Roberto, o Beto; Lívia, sua esposa; os pais dela, Walter e Dora; e Daniele, a prima por vezes inconveniente, Eles ainda não sabem, mas terão suas vidas profundamente transformadas. A pandemia vai marcar a segunda parte do livro, que traz a história da pneumologista Marina Morena, responsável pela ala de pacientes intubados de um hospital de campanha na cidade do Rio de Janeiro. Após atravessar vários dramas familiares e sentir-se impotente como médica, no enfrentamento à covid-19, Drª Marina encontra motivação por meio da luta pela sobrevivência diária de seu último paciente, personificando assim toda a dedicação dos profissionais que atuam na linha de frente.

 

 

 

 

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário