NEWSLETTER
Exposição “Memórias do Império” encerra com palestra
Idealizada pelo laboratório farmacêutico EMS, mostra alcançou a marca de quase duas mil visitas entre agosto e setembro; palestra acontece às 9h30 deste sábado (23)
Sucesso de público, a exposição “Memórias do Império” na Casa de Vidro do Museu da Cidade, em Campinas, termina neste sábado (23) com uma palestra sobre a Independência do Brasil. A apresentação está programada para as 9h30 e proporcionará uma verdadeira aula sobre o período monárquico brasileiro. A mostra, idealizada pelo laboratório farmacêutico EMS, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Museu da Cidade, alcançou a marca de quase dois mil visitantes desde a sua inauguração, em 1º de agosto.
De acordo com Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, a empresa está extremamente contente e satisfeita com a repercussão e audiência. “Esse evento mostra a importância de se dar acesso à cultura e conhecimento também para além das capitais do país. Esta experiência nos mostrou o interesse da população por compreender a sua história e comprovou como a exposição se tornou uma oportunidade de aprendizado, entretenimento e integração para famílias e grupos de amigos. Esta é a herança que queremos deixar com nosso apoio ou idealização desta e de outras intervenções artísticas, mostrando que qualidade de vida também está ligada à educação e à arte. Oferecer vivências marcantes como essa é a forma como nossa marca deseja se conectar com seu público”, reforça o executivo.
A palestra “Da margem ao centro: a independência do Brasil em perspectiva (Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro)” será realizada pela historiadora e professora da PUC Campinas, Juliana Meireles. Juliana é doutora em história política pela Unicamp, entre seus livros publicados destacam-se “Política e cultura no governo de D. João VI (2017)”, “A família Real no Brasil ((2015)”, e “Imprensa e poder na corte joanina (2008)”.
Na programação também haverá o encontro do Instituto Histórico, Geográfico, Genealógico de Campinas (IHGGC). O museu também oferecerá monitoria da exposição para interessados.
Sobre a mostra
A exposição “Memórias do Império” reúne um notável acervo particular de propriedade da EMS, com cerca de 110 objetos dos séculos 18, 19 e 20. Muitos deles são considerados raríssimos e pertenceram aos palácios imperiais das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ). Entre as peças em destaque estão quadros de D. Pedro II, uma tapeçaria de parede, além do relógio da Fazenda Imperial de Santa Cruz e das louças utilizadas no dia a dia da família do imperador. A iniciativa foi idealizada a partir da experiência da EMS de patrocínio, entre 2019 e 2022, do projeto de revitalização e ampliação, em São Paulo, do Museu do Ipiranga – que foi reinaugurado e reaberto ao público em 7 de setembro do ano passado, marcando a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil.
Com curadoria de Paulo César Garcez Marins, historiador e chefe técnico de acervo do Museu do Ipiranga, a exposição segue aberta gratuitamente ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; e neste sábado (23), das 10h às 14h. Grupos e escolas interessadas podem agendar visita pelo e-mail [email protected].
Serviço
Exposição Memórias do Império, Palestra e Encontro do IHGGC
Dia: 23/09 (sábado)
Hora: 9h30
Local: Museu da Cidade/Casa de Vidro (Lago do Café)
Av Heitor Penteado, 2145, em frente ao portão 01 da Lagoa do Taquaral
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER