fbpx

Como estimular o colágeno

O colágeno é fundamental para evitar flacidez e rugas, então saiba como estimular essa proteína que mantém sua pele firme e com uma aparência mais jovem.

O colágeno é uma proteína que tem uma importância fundamental na constituição da matriz extracelular, ou seja, no caso da nossa pele, ela é responsável pela firmeza e elasticidade, prevenindo o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão, como também dá saúde a cabelos e unhas.

Infelizmente a produção natural dessa proteína vai reduzindo aos passar dos anos e pode chegar a uma perda de 30% nos primeiros anos da menopausa, com isso a mudança da viscosidade de nossa pele ao longo dos anos é notória, com mais flacidez e rugas. Mas, felizmente, existem diversos estudos dermatológicos e estéticos que nos trazem novidades quase que diariamente e muita tecnologia aplicada para evitar sua perda, retardar os efeitos ou melhorar a sua produção de colágeno. Confira algumas dicas para melhorar os índices de produção dessa proteína maravilhosa que temos no nosso organismo:

Alimentação

Ingerir uma boa quantidade de proteínas é importante para manter o tônus e renovar as estruturas. “As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários”, diz a Dra. Marcella Garcez, nutróloga.

Alimentos antioxidantes como, folhas, vegetais e frutas, ajudam a evitar danos dos radicais livres. Esse tipo de alimentação é fundamental para a prevenção do envelhecimento.

Procure especialistas

A avaliação clínica do especialista sobre a sua pele é a melhor solução para indicar de forma testada e aprovada os melhores procedimentos, técnicas ou tratamentos para melhorar a sua produção de colágeno.

Skincare

Adicione retinóides que são derivados da vitamina A e estimulam a renovação celular. Retinóide é o termo genérico, ele serve para seus derivados como, retinol e ácido retinóico.

Aplicação tópica de antioxidantes como, vitamina C, o ácido ferúlico, a niacinamida e o resveratrol, ajudam a evitar a perda e a produzir colágeno.

No consultório médico

Tratamento com injetáveis bioestimuladores que estimulam a produção de colágeno, como a lipoenxertia, onde é retirada uma porção de gordura do paciente e re-injetada, onde grande quantidade desse material possui células-tronco que a qualidade e o aspecto da pele.

Lasers que bioestimulam as camadas mais profundas em segudos, de forma prática, ajudando na reorganização das fibras e aumento da produção de sustentação da pele.

Evite o excesso de açucares, a quantidade a mais de glicose no sangue faz com que se liguem às proteínas que dão sustentação a derme, com isso, a pele tende a ficar mais flácida.

Hábitos saudáveis

Evite o cigarro, em sua fumaça existem radicais livres e moléculas que têm o poder inflamatório.

Pratique exercícios, durante uma atividade física existe toda a estimulação física e circulatória do nosso corpo, assim, o sistema aumenta seu fluxo e atende muito melhor todos os tecidos. A prática também aumenta a produção de antioxidantes que combatem os radicais livres.

Controle do estresse e ansiedade, os hormônios que são produzidos nessas condições, aceleram o envelhecimento, causam rugas e manchas na pele, além de obstrução intestinal que acabada aumentando a absorção de substâncias prejudiciais à saúde.

Evite beber, o álcool além de desidratar pode causar um processo inflamatório na pele, assim, diminuindo sua firmeza e elasticidade, além de outras doenças cutâneas.

Durma pelo menos oito horas por dia para que seu organismo possa reparar qualquer dano. Aproveite para usar produtos antioxidantes.

Filtro solar

Clichê, mas nenhum cuidado ou tratamento terá um efeito notório sem o uso do filtro solar, ele é ideal para proteger e evitar o câncer de pele, ajuda a manter a hidratação e com isso mantem a pele jovem, firme e elástica, tenha o hábito de usar todos os dias e claro, reaplicar diversas vezes ao dia. Procure usar no corpo todo, não só no rosto.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Laís Dias

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com