NEWSLETTER
Embranquecimento dos cabelos por estresse é reversível? Veja o que dizem os especialistas
O aparecimento de fios de cabelo brancos é cada vez mais comum em pessoas mais jovens. Em entrevista ao portal da revista GQ, os médicos Dr. Misael Nascimento (@dr.donascimento), dermatologista com ênfase ao público masculino, e o Dr. Ronaldo Borges (@drronaldoborges), anestesiologista e tricologista, explicaram como o estresse pode provocar o embranquecimento precoce dos cabelos.
Um exemplo que vem chamando atenção nas redes sociais é o do ator Arthur Aguiar, no BBB 22. Com apenas 32 anos, seguidores repararam no embranquecimento dos cabelos de Arthur neste primeiro mês de confinamento na casa mais vigiada do país, o que imediatamente foi atribuído ao estresse vivido pelo ator, que não esconde ficar tenso com as idas e vindas no reality show da TV Globo.
– O estresse provoca a formação de radicais livres que são substâncias oxidantes que inflamam diversos órgãos e os folículos pilosos podem sofrer esse processo, consequentemente originando o surgimento precoce de cabelos brancos – afirma o médico Ronaldo Borges.
É importante frisar que não se sabe se Arthur já vivenciava os cabelos brancos e apenas deixou de pintá-los após entrar no BBB 22. No entanto, o médico Ronaldo Borges afirma que seria possível que o embranquecimento por estresse acontecesse apenas no curto período de confinamento.
– É possível que todo ambiente de confinamento e pressão crie no seu corpo um ambiente altamente inflamatório que provoca diversos danos inclusive nas células dos folículos capilares que produzem melanina, mesmo em curto período, isso é fato – diz Borges, que pondera que isso pode ser parte da programação genética de Arthur, o que aí não seria nenhum problema médico.
A boa notícia é que um processo de embranquecimento “agudo”, quando é mais rápido e não representa a natureza biológica da pessoa, também é mais facilmente reversível.
– O principal tratamento é na correção dos agentes estressores metabólicos, isto é, medidas antiinflamatórias, como um “detox”. Geralmente esse desequilíbrio está fortemente relacionado ao estilo de vida, alimentação e saúde mental – explica Ronaldo Borges.
Há também a inclusão de medicamentos e outros produtos, como explica o dermatologista Misael do Nascimento.
– Existem inúmeros produtos no mercado adaptados para cada pessoa, existem desde tonalizantes até shampoo que escurece o cabelo gradativamente. Na parte de prevenção, deve ser estudado com exames de laboratório para repor nutrientes e micronutrientes que diminuam o surgimento de cabelos brancos, assim como diminuição de radicais livres, exercícios, alimentação, diminuição do tabagismo, álcool, etc – afirma Misael.
– Aliado a essas medidas antiinflamatórias podemos utilizar medicamentos que vão estimular as células que produzem a melanina no folículo (melanócitos) a voltarem sua atividade e assim produzirem o pigmento melanina. Cabe ressaltar que nem sempre elas vão ser viáveis para isso, mas sempre vamos ter essa esperança – conclui Ronaldo Borges.
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER