NEWSLETTER
Nutricionista ensina a diferenciar a fome da vontade de comer
Mindful eating: a ferramenta que ajuda a diferenciar sensações de fome e saciedade
Saber diferenciar a fome da vontade de comer e, a partir daí, encontrar a sensação de saciedade é o resultado da popular prática.
Quando o assunto são os métodos de emagrecimento, muito se fala sobre identificar as sensações de fome e de saciedade. Mas como é possível, de fato, diferenciar as duas coisas sem passar pelos exageros?
Em primeiro lugar, é importante entendermos a diferença entre outros dois conceitos bem comuns ao falarmos de alimentação: a fome e a vontade de comer. “A fome é caracterizada por uma necessidade fisiológica e a vontade de comer está normalmente atrelada a algum sentimento que pode ser positivo ou negativo”, explica Bianca Naves, nutricionista da Nutrioffice.
Saber diferenciar esses pontos é importante porque, na hora de comer, podemos usar desse conhecimento para, então, identificarmos a saciedade. Para isso, é necessária uma auto-observação bastante atenta – e o mindful eating é uma ferramenta poderosa para esse momento.
“Coma com atenção plena”, diz a profissional. “Reserve o momento da refeição para prestar atenção aos alimentos que você está ingerindo e saboreie cada um intensamente. Aprecie cada mordida ou garfada com todos os seus aromas, texturas e sabores, e pare na metade do prato para questionar ‘O quanto mais eu quero comer?'”
A técnica, que tem se tornado cada vez mais popular, ajuda a proporcionar uma percepção maior dos sinais da fome e da saciedade, e oferece uma oportunidade única de autoconhecimento: afinal, ao prestar atenção plena ao ato de comer, cada um pode entender melhor a própria relação com a comida, os seus gostos e desgostos e quando o emocional está interferindo na alimentação.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER