fbpx

Principais particularidades dos cabelos cacheados, crespos e ondulados

Bruno Ximendes, hairstylist do RIRO Salon, idealizado por Ricardo Rodrigues, usa todo seu conhecimento para explicar as características destes três tipos de cabelos e como cuidar de cada um deles

Você sabia que existem nomenclaturas específicas por tipos de cabelo? Diferenciar cada um e saber em qual categoria ele se encaixa pode transformar a rotina de cuidado dos fios e facilitar o seu tratamento e as escolhas na hora de comprar produtos capilares. “Hoje, muitas mulheres estão assumindo o visual natural e deixando o alisamento de lado.

Por isso, é importante colocar esse assunto em pauta, para que a mulher conheça o seu cabelo e, assim, possa tratá-lo da forma adequada no seu dia a dia”, explica Bruno Ximendes, cabeleireiro renomado, com 12 anos de carreira, e profissional do RIRO Salon, um espaço de beleza único e sofisticado, idealizado por Ricardo Rodrigues e localizado em São Paulo, no bairro Jardim América.

O primeiro passo é saber as características de cada tipo de cabelo para, então, escolher o tratamento correto. “Para isso, é importante observar a curvatura e definição dos fios. Em cada tipo de cabelo – cacheado, crespo e ondulado – ainda existem categorias, sempre divididas em letras A, B e C, que levam em conta o seu formato.

Além disso, o tipo também interfere no ressecamento e na oleosidade, tanto dos fios quanto do couro cabeludo, mostrando, assim, que cada um exige um tratamento específico”, esclarece Bruno, que possui o título de Artista Wella Professionals e que, inclusive, é quem detalha as características dos cabelos cacheados, crespos e ondulados, e os seus respectivos cuidados. Confira:

1. Ondulados

Os fios ondulados seguem a curvatura número 2 e são caracterizados pela raiz lisa e pelos fios em forma de ondas bem definidas. “Os cabelos ondulados possuem fios em formato de S e que, geralmente, são grossos e volumosos. Podem apresentar muito frizz também e, por isso, o uso de finalizadores é muito importante nesse tipo de cabelo”, explica Ximendes.

“Quem tem o cabelo ondulado pode optar por usar um creme ativador de cachos e finalizar com o difusor, para que as curvas fiquem com mais movimento e diminua o frizz”, completa.

2. Cacheados

Os cabelos cacheados têm a forma em espiral e possuem um encaracolado bem definido. Na maioria das vezes, são cabelos mais ressecados, porque a oleosidade do couro cabeludo tem dificuldade em chegar até as pontas dos fios. Justamente por isso, esse tipo requer uma atenção maior voltada aos tratamentos de hidratação e nutrição, para manter os fios fortes e sedosos.

“Dentro dessa tipificação, ainda existem categorias que devem ser elencadas quando falamos de classificação de cabelos. São elas: 3A, 3B E 3C, seguindo uma ordem de curvatura, desde a mais aberta até a mais fechada”, ressalta.

3. Crespos

“Assim como os cabelos cacheados, os crespos também possuem uma subdivisão conforme a curvatura dos fios, variando entre 4A, 4B E 4C”, esclarece o hairstylist. Os cabelos crespos são finos, frágeis e embaraçam com mais facilidade, e, por terem uma curvatura bem fechada, necessitam de uma boa e cuidadosa hidratação.

“Quando for lavar o cabelo, tente penteá-lo antes de aplicar o shampoo e evite passar o produto nas pontas, para não deixá-lo opaco e mais ressecado. Outra dica é colocar a umectação com óleos vegetais no seu cronograma capilar, para ajudar a hidratar e a nutrir profundamente os fios”, finaliza.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Beatriz Costa

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com