fbpx

Dia do Meio Ambiente: como identificar marcas responsáveis

Dia do Meio Ambiente: como identificar marcas responsáveis para um consumo mais consciente

Certificações e lojas especializadas ajudam consumidor a fazer escolhas com menor impacto no meio ambiente

Dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela ONU há exatos 50 anos, na Conferência de Estocolmo de 1972, para dar mais visibilidade às questões ambientais.

Nessas cinco décadas, os problemas se multiplicaram e as discussões são cada vez mais urgentes, e um dos pontos que a sociedade precisa reinventar é o consumo. O conceito de consumo consciente ganhou as ruas, mas para contribuir para mudanças reais é preciso adotar práticas verdadeiramente sustentáveis, e os consumidores devem estar atentos a isso.

Uma arma que os consumidores possuem para, na hora da compra, ter certeza de que estão fazendo uma escolha mais sustentável são as certificações. O Sistema B, por exemplo, é um movimento que reúne pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. No Brasil já são mais de 231 Empresas B Certificadas, incluindo marcas de roupas, sapatos, acessórios, produtos de beleza e alimentos.

Entre as Empresas B estão as marcas de beleza como Natura, Weleda, Bergamia; calçados como Insecta Shoes; bolsas e mochilas Áurea Lúcia; roupas da Hering, Reserva, Flavia Aranha, Florita Beachwear e Greenco; acessórios de povos indígenas da Tucum Brasil; e alimentos como Dengo Chocolates, Amma Chocolate, Mãe Terra, Naveia. A lista completa pode ser conferida no site oficial.

“Hoje as pessoas entendem a necessidade de ser parte da transformação de que o mundo precisa e esperam transparência das marcas. Muitas já fazem questão de consumir apenas de empresas com valores claros e atuação firme na proteção do meio ambiente. A Certificação como Empresa B garante que aquela empresa adota os mais altos padrões de práticas ambientais e auxilia quem consome a fazer escolhas mais responsáveis”, diz Cinthia Gherardi, Diretora de Relacionamento e Marketing.

Outra forma de consumir de forma consciente é buscar lojas especializadas, que realizam curadoria de produtos de menor impacto ambiental e social. Empresas B Certificadas e outras marcas conscientes estão reunidos na loja Produtos Sustentáveis do Mercado Livre. Lá o Mercado Livre promove produtos reutilizáveis, compostáveis, feitos com materiais reciclados ou certificados orgânicos, ou cujo consumo promova a redução dos resíduos, das emissões e do consumo de energia. Eles foram um dos primeiros marketplaces no Brasil a abrir uma seção de produtos com foco sustentável e possuem uma série de iniciativas que estimulam empreendedores com esse perfil a entrarem na plataforma. Entre eles, uma parceria com a Feira Preta que oferece ajuda a empreendedores negros ligados à organização, e o Programa Empreender com Impacto + Biomas, que tem como objetivo capacitar e acelerar empreendedores com produtos associados aos principais biomas brasileiros e que tem um perfil de impato positivo.

Outros marketplaces também fazem essa curadoria, reunindo produtos sustentáveis em uma mesma seção para ajudar consumidores a fazer escolhas mais conscientes. Produtos de Empresas B têm seu próprio espaço em Americanas, Magalu e Ambedu.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Eduarda Costa

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com