fbpx

Meta e PretaHub celebram o empreendedorismo de mulheres negras com trabalho inédito dos fotógrafos Helen Salomão e Wendy Andrade

Fotógrafos Helen Salomão e Wendy Andrade lançam trabalho inédito para celebrar a potência do empreendedorismo de mulheres negras brasileiras, em iniciativa idealizada pela Meta e PretaHub

Nesse link você encontrará uma pequena amostra das fotos

A fotógrafa baiana Helen Salomão e o fluminense Wendy Andrade se uniram em uma parceria inédita para retratar e celebrar as histórias de 15 mulheres empreendedoras negras espalhadas pelo Brasil. São mulheres que fazem parte da Aceleração de Negócios de Empreendedoras Negras, iniciativa idealizada pela Meta e pela PretaHub, que está desenvolvendo capacidades de negócios e gestão em 50 empreendedoras negras espalhadas pelo país.

Reconhecidos pelo olhar sensível e pela valorização da população negra, sua estética e os diferentes corpos pretos, Helen Salomão e Wendy Andrade estão viajando por todo o país para contar as histórias dessas empreendedoras que conseguiram criar um negócio de sucesso e impactar positivamente suas comunidades, inspirando e gerando empregos.

“Tem sido muito potente trabalhar junto com o Wendy pela primeira vez nessa jornada de descobrimento de mulheres tão inspiradoras pelo Brasil. Acredito muito nessa linguagem documental e poder agregar nosso olhar a favor da história de vida dessas empreendedoras visionárias é muito enriquecedor”, conta Helen Salomão.

Para Wendy Andrade, a experiência também foi impactante, ainda mais quando se considera o olhar de um homem preto sobre a luta das mulheres negras: “Fotografar mulheres pretas empreendedoras em regiões tão diferentes tem sido muito potente. Pude ver de perto que a mulher preta, quando empreende, não busca somente o próprio enriquecimento, mas o empoderamento de toda a sua comunidade. Sou muito fã da Helen e poder registrar essas histórias juntos tem sido uma experiência transformadora”, diz o fotógrafo.

O projeto mistura arte, cultura e empreendedorismo e os fotógrafos tiveram total liberdade criativa, o que tem proporcionado registros documentais que enaltecem as lutas, memórias e conquistas das empreendedoras, numa rota inversa ao apagamento histórico tão comum na vida da população negra no país.

“É muito importante darmos visibilidade a pessoas negras que empreendem, ao longo do ano todo, celebrando suas trajetórias e estimulando seus negócios. Nesse contexto, é um privilégio contar com o olhar apurado do Wendy e da Helen para retratar a história dessas mulheres negras, que tão bem representam a potência e a luta dessa comunidade pelo Brasil”, explica Carolina Caser, gerente de Impacto Econômico da Meta para América Latina.

Exposição na Feira Preta

Para potencializar a visibilidade do empreendedorismo feminino negro, que resiste nas mais variadas regiões brasileiras, todo o trabalho dos fotógrafos Wendy Andrade e Helen Salomão deve se transformar em uma exposição aberta ao público e parte da programação do Festival Feira Preta, durante o Mês da Consciência Negra.

As primeiras imagens registradas pela dupla serão mostradas em primeira mão neste dia 29 de julho, durante o evento Meta Boost em Salvador, onde haverá ainda uma roda de conversa sobre empreendedorismo negro feminino, além de capacitação em marketing digital para empreendedoras locais.

Adriana Barbosa, fundadora e CEO da PretaHub, reforça a importância de dar visibilidade para as mulheres pretas de forma constante: “Helen e Wendy foram convidados para este projeto por conta do olhar atento e carinhoso que dedicam a histórias de pessoas negras. Estamos muito felizes com essa parceria, tão importante para o resgate de memórias que precisam ser registradas. Justamente por isso, e pelo resultado tão positivo que estamos vendo, o objetivo é levar essas imagens para o maior número possível de pessoas, a fim de celebrar o empreendedorismo, ferramenta de empoderamento que sempre esteve presente na história do povo negro.”

Investimento de R$ 1,6 milhão

As mulheres fotografadas são parte da Aceleração de Negócios de Empreendedoras Negras, projeto da Meta e da PretaHub que forneceu recursos financeiros num total de R$1,6 milhão para as 50 empresárias selecionadas. Além da verba, também estão sendo realizados gratuitamente cursos de capacitação, consultorias, assim como o fornecimento de serviços e produtos customizados de acordo com a demanda de cada negócio.

 

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário