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Dica de treino: Como fazer abdominais em pé?

A tão sonhada barriga chapada, é um desejo para inúmeras pessoas e existe um equívoco, muitos acreditam que realizar exercícios abdominais, fazem perder barriga.

Antes de mais nada é importante diferenciarmos qual a diferença entre abdominais, abdome e exercícios abdominais. Abdominais, são os músculos, reto do abdome, o transverso, oblíquos internos e externos. Abdome, é o conjunto de vísceras que se encontra abaixo do diafragma, no tórax, na cavidade torácica.

E fazer abdominais, é a realização de exercícios que fortalecem os músculos abdominais. Os papéis dos músculos abdominais possuem um papel duplo, eles fixam ossos do tronco, costelas, esterno, vértebras e pelve, por exemplo a flexão do tronco, aproximando o esterno e a pelve.

O outro papel é envolver as vísceras, fixando o volume visceral, como uma cinta ao redor do tronco mantendo a cavidade abdominal mais estabilizada. Existe ainda a função respiratória dos abdominais, além da proteção exercida sobre a coluna.

Pensando sobre a questão da redução do tamanho, da circunferência abdominal, as pessoas que possuem uma barriga reta e definida, possuem pouca gordura subcutânea, pouca gordura visceral, um bom funcionamento intestinal e um abdome fortalecido.

Já as pessoas que possuem o abdome protuso, aquela famosa barriguinha, possuem muita gordura subcutânea, geralmente visceral também, e é possível que tenham apenas uma delas elevadas, fraqueza e flacidez abdominal, e um trânsito intestinal inadequado.

As discussões podem ser extensas, o foco aqui, é que no treino esses músculos usando a posição ortostática, ou seja, exercícios abdominais realizados em pé.

@giullianoesperanca

Segundo o personal trainer Giulliano Esperança, existe uma crença limitante, que exercícios abdominais devem ser feitos deitados. Na verdade, eles podem ser feitos deitados e uma pessoa sem preparo físico, pode enfrentar desconfortos e dores que impedem a boa execução do exercício abdominal, alterando o padrão do movimento, que não é desejável para o desenvolvimento de um condicionamento físico da forma adequada e segura.

Exercícios abdominais são estímulos que fortalecem os músculos abdominais e para conseguir esse objetivo em pé, precisamos de gentileza, controle e progresso. Em seguida, escolher exercícios que usem os músculos abdominais em suas devidas direções.

A mensagem final, é lembrar que o emagrecimento depende de um estilo de vida, hábitos alimentares e prática regular de exercício físico. Lembrando que há que se ficar atento com a circunferência abdominal, para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas, sendo até 94cm para os homens e 80 cm para as mulheres.

Nesse treino, usaremos a estratégia de 45 segundos de execução e 10 exercícios.

  1. Flexão frontal
  2. Crucifixo em pé
  3. Oblíquos com band D
  4. Oblíquos com band E
  5. Infra diagonal D
  6. Infra diagonal E
  7. Tranverso 10->2
  8. Crucifixo Inverso Alternado
  9. Remada abdomen D
  10. Remada Abomen E

A vantagem desse treino, está na alta capacidade de atender a grande maioria das pessoas, pela facilidade na execução e por uma caraterística muito, mas muito importante mesmo. Treinar o abdome em pé, treina o corpo para entender e fixar que devemos de uma ativação abdominal, em todos os movimentos e gestos que realizamos em pé.

 

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Written by: Ana Leichiringue

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