fbpx

Você sabia que é possível ganhar músculos sem academia?

Você sabia que é possível ganhar músculos sem academia? Bruno Frantz e Amanda Borges, educadores físicos, mostram que dá para conquistar massa magra treinando em casa

O exercício físico é muito importante, mas para atingir o objetivo de ganhar massa muscular é preciso estar acompanhado de outras estratégias igualmente essenciais. A musculação, por exemplo, não é o único que promove o ganho de massa muscular.

Antes de tudo, precisamos entender como funciona o processo de hipertrofia, que é o aumento das fibras musculares em volume e quantidade. Isso acontece porque no treino, os músculos são estimulados e sofrem lesões microscópicas em suas fibras. Depois, durante o descanso, o corpo começa a etapa de recuperação: além de reparar as fibras perdidas ou danificadas, o organismo produz mais células, aumentando o tamanho do músculo.

É comum sentir dores nas regiões trabalhadas entre 24 e 48 horas após o esforço físico, que vão embora naturalmente e são resultado do acúmulo de algumas substâncias, como sangue, ácido lático e glicogênio. Além disso, sinalizam que a inflamação aconteceu, mas está se regenerando a todo vapor.

De acordo com os educadores físicos Bruno Frantz e Amanda Borges, a musculação não é o único treino possível para ganhar musculatura. Até treinos em casa são eficientes para ganhar músculos definidos.

“É possível adaptar exercícios com o peso do corpo, conhecidos como calistênicos, Crossfit e até treinos funcionais para que eles tenham uma característica anaeróbica e estimulem as células musculares”, afirma Bruno.

Os movimentos anaeróbios são aqueles contrários aos aeróbicos: eles não utilizam o oxigênio como matéria-prima para a produção de energia e, geralmente, são de alta intensidade e curta duração. Os especialistas afirmam que, para ganhar músculos com mais eficiência, o ideal é realizar repetições até a “falha”, onde não se consegue mais fazer o exercício, e intercalar com períodos de descanso.

“Dá para usar essa estratégia em uma infinidade de modalidades. Se você for fazer um exercício com peso do próprio corpo, por exemplo, não terá uma carga tão grande para carregar em comparação a um levantamento de peso. Contudo, se o segredo é atingir a ‘falha’ para ‘danificar’ as fibras, vale aumentar o número de repetições até não aguentar mais”, destaca Amanda.

Contudo, os profissionais ressaltam que é essencial ter o acompanhamento profissional nesses casos. Isso porque somente um especialista saberá montar uma estratégia que respeite os limites do seu corpo e, ao mesmo tempo, cumpra o objetivo.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Eduarda Costa

Deixe um comentário